terça-feira, 7 de abril de 2009

LPCC – Liga Portuguesa Contra o Cancro



A Liga Portuguesa Contra o Cancro conta hoje em dia com 1500 voluntários a nível nacional e, no dia 30 do mês de Março, mais 60 voluntários acabaram a sua formação no IPO do Porto. Os voluntários são cada vez mais importantes e ajudam em áreas tão variadas como o acolhimento ao doente, os cuidados paliativos ou a ajuda nas refeições.

É de vangloriar o trabalho da Liga (que procura ajudar e acompanhar os doentes de cancro) e dos seus voluntários, sem os quais o trabalho do LPCC não seria o mesmo.

O cancro é hoje em dia uma das mais devastadoras doenças do século XXI, afectando milhares de pessoas em todo o mundo, independentemente do seu sexo, raça e credo, indiferente ao estatuto e bens que se possa ter. Surge nas mais variadas formas, afectando não só o doente mas quem lhe está próximo, de uma forma muito mais abrangente do que se possa imaginar.

Tendo convivido de perto com alguns casos de cancro, deixo aqui as minhas palavras de apoio a quem dele padece, e as minhas palavras de apreço pelas pessoas que hoje abdicam do seu tempo (algo muito precioso hoje em dia) para apoiarem uma causa em que acreditam: a luta contra o cancro; uma luta feita de solidariedade e altruísmo, de amor à vida e amor ao próximo, quando à partida nem sequer sabem de quem se trata.

1 comentário:

  1. Ser voluntário e lidar com idosos ou doentes requer uma dedicação e coragem muito grandes. É preciso ter muita força de vontade para estar com pessoas que estão perto da morte.

    ResponderEliminar