terça-feira, 7 de abril de 2009

O Mar de Areia


O Mar de Aral, situado entre o Cazaquistão e Uzbequistão, foi já considerado o 4º maior lago do Mundo, mas hoje em dia, dizem os especialistas, deixou de existir como unidade geográfica.

Em 40 anos, este lago foi reduzido a um terço do seu tamanho devido a um plano de regadio para 7,5 milhões de hectares de plantações de algodão, desenvolvido pela antiga URSS.



Como consequência, a sua área diminuiu em 60% e o seu volume em 80%, a salinidade triplicou e a área que antes era uma paisagem azul é agora um deserto, constituído por areia, sal e barcos pesqueiros encalhados e enferrujados.




Para além da óbvia destruição de uma parte da Natureza, perdeu-se também a actividade pesqueira, da qual dependiam 60 mil pessoas (!) e a mudança radical do ecossistema provocou na população residente doenças congénitas, cancro, malformações e um aumento da mortalidade infantil.

Nunca antes tinha havido um processo tão visível de degradação da natureza causado pela acção humana e agora, este tema é discutido pela ONU nas suas conferências internacionais, nas quais já não falam em dar nova vida ao mar, pois seria preciso um milagre.

2 comentários:

  1. Um exemplo flagrante do que acontece ao planeta quando a humnidade abusa dele. Que sirva como exemplo para que isto não volte a acontecer noutros pontos do mundo.

    ResponderEliminar
  2. Pois, se não é à conta do Aquecimento Global, que acaba por ser também por culpa do Homem, é directamente das acções do Homem que acontecem destas coisas :S

    ResponderEliminar